TOPO

“10 atrações gratuitas em São Paulo para conferir”

Opções de o que fazer na capital paulistana não faltam. A maior cidade da América do Sul é repleta de atrações para todos os gostos, pois é rica em cultura, gastronomia, arquitetura e, até mesmo, natureza. Mas, acima de tudo, a cidade também possui atividades para todos os bolsos. Existem diversas atrações gratuitas em São Paulo que valem a pena ser incluídas no roteiro.

Pensando nisso, separamos 10 atrações em São Paulo  para conferir de graça! Você vai ver que dá para aproveitar muito da cidade quase sem colocar a mão no bolso.


ATENÇÃO: em razão das constantes alterações das medidas de restrição para coibir a propagação do COVID-19, recomendamos consultar os sites das atrações previamente à visita.


10 ATRAÇÕES GRATUITAS EM SÃO PAULO

1. Passear na Avenida Paulista aos Domingos

Desde 2015, a avenida mais importante da cidade fecha para os carros aos domingos e feriados. Nesse dia, toda a avenida vira uma verdadeira festa – e um dos espaços culturais mais democráticos da cidade. Por isso, é uma das principais atrações gratuitas em São Paulo.

Ao longo de toda a Avenida Paulista é possível encontrar barraquinhas de comida, famílias passeando com pets, bandas tocando nas calçadas, barracas de acessórios hippies, shoppings, eventos culturais e mais uma infinidade de atrações. É na Avenida Paulista que também fica o Museu de Arte de São Paulo (MASP), que apesar de custar R$45 (inteira), possui entrada franca às terças-feiras. 

Para chegar, a melhor opção é ir de metrô. Procure descer nas estações “Trianon – Masp” (linha verde) ou “Consolação” (linha amarela), que são as mais centrais.

2. Praticar esportes no Minhocão no fim de semana

Minhocão em São Paulo

Foto: Daniel Mitsuo via flickr

Outro point da cidade que fecha aos finais de semana para pedestres é o Elevado João Goulart, via que conecta a cidade de leste a oeste. Popularmente conhecido como Minhocão, ele é frequentado por aqueles que desejam praticar esportes ao ar livre, caminhar com os pets, comer nos Food Trucks que eventualmente aparecem por lá, sentar e curtir o dia no “parque suspenso de concreto”.

Para chegar, desça na estação de metrô “Marechal Deodoro” (linha vermelha) e caminhe alguns minutos.

3. Participar das atividades dos Sescs

Atrações gratuitas em São Paulo: Sesc Avenida Paulista

Foto: Amanda Lins via Unsplash

Em São Paulo o que não faltam são opções de Sescs e, igualmente, de atrações gratuitas para participar. Quer ouvir um concerto de música clássica? Tem. Quer levar as crianças para aprender a fazer artesanato? Tem. Quer fazer atividade física? Também tem. São inúmeras opções culturais muito interessantes, é só ficar de olho na programação através do seu site.

Uma das unidades mais completas e famosas é a da Avenida Paulista, que além das tradicionais atividades, também possui um mirante com vista panorâmica da cidade. Mas como aos finais de semana costuma ficar bem cheio, procure ir durante a semana.

4. Assistir um espetáculo na Sala São Paulo e Theatro Municipal

Sala São Paulo - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Foto: Marcio de Assis via Wikimedia Commons

Esses são dois dos principais pontos turísticos de São Paulo. Muita gente não sabe, mas eles possuem algumas programações gratuitas.

O primeiro deles, a Sala São Paulo, é onde está localizada a atual sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O prédio, construído em 1925, é patrimônio histórico da cidade. A sua programação gira em torno da música, desde espetáculos a cursos. Em várias datas é possível assistir aos concertos matinais gratuitamente.

Para checar a programação, basta acessar o site oficial.

A 10 minutos dali fica o Theatro Municipal, outra importantíssima atração de São Paulo. Fundado em 1911, o edifício que é um dos teatros mais peculiares e importantes do país recebe diversos eventos em sua agenda. Além da programação popular (com preços mais acessíveis) eles também realizam diversos eventos gratuitos.

Por isso, vale a estar atento à programação para ter a oportunidade de conhecer um dos cartões postais da cidade sem pagar nada. 

5. Conhecer o Mercado Municipal de São Paulo

Quem gosta de explorar a gastronomia, não pode deixar de passar pelo Mercado Municipal de São Paulo.

Apesar da experiência gastronômica em si não ser gratuita, o mercadão fica em um prédio tradicional da década de 30, bem no centro de São Paulo. Por isso, uma passada por ele já é uma viagem na história.

No mercadão você irá encontrar desde frutas exóticas e queijos variados aos tradicionais restaurantes. Ali é possível provar o famoso sanduíche de mortadela, entre outros pratos típicos.

6. Caminhar pelo Beco do Batman

Atrações gratuitas em São Paulo: Beco do Batman

Foto: C. K. Turistando via Unsplash

Um museu a céu aberto é o que define esse beco grafitado por diversos artistas de rua.

Essa atração gratuita em São Paulo é composta por paredes todas grafitadas e coloridas que compõem o cenário do local, bastante conhecido na Vila Madalena. Aliás, aproveite para ir em um dia de sol ou ao entardecer, que a visita te renderá várias fotos bacanas.

Além disso, o bairro também é famoso pelos seus diversos barzinhos, antiquários e pela praça Benedito Calixto, um point com várias lojas e galerias descoladas, além de uma feira de antiguidades aos fins de semana.

7. Passear no Parque do Ibirapuera

O parque é enorme e por si já garantiria uma bela atração gratuita em São Paulo.

Mas melhor que isso, o Ibirapuera possui uma programação que inclui shows, visita aos museus e espaços culturais. Os shows abertos costumam ser na faixa e cada museu possui um dia com entrada gratuita na semana. 

8. Visitar o Centro Histórico de São Paulo

Existem várias atrações gratuitas reunidas no Centro de São Paulo, que são praticamente paradas obrigatórias para quem visita a cidade.

Uma dica é: comece o roteiro pela Catedral da Sé. Apesar do bairro estar um pouco degradado, a igreja exibe uma beleza de tirar o fôlego, principalmente em seu interior. Sua arquitetura neogótica foi inaugurada na década de 50, após décadas de construção. É uma das maiores do mundo nesse estilo e se encontra na praça da Sé, bem próxima ao metrô.

A 5 minutos da Sé, passe pelo também pelo Pateo do Colégio, o sítio arqueológico onde teve início a cidade de São Paulo em 1554. O espaço conta com eventos religiosos e culturais, porém se paga uma taxa de 2 reais para entrar. Já para conhecer os museus, é preciso adquirir os ingressos individualmente. Mas passar por ali não te custará nada.

Por fim, continuando no sentido da estação de metrô São Bento, você chegará ao Mosteiro de São Bento, complexo religioso e histórico erguido entre 1910-1912. Aliás, saiba que atualmente ele abriga 45 monges que dedicam suas vidas exclusivamente à religião. É possível entrar no mosteiro e assistir uma missa com canto gregoriano sem pagar nada.

9. Conhecer o Centro Cultural Banco do Brasil

CCBB

Foto: Bianca Bueno via flickr

Outra das atrações gratuitas em São Paulo que você não pode perder é o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB. Além do edifício histórico, é um dos principais espaços culturais da metrópole paulistana.

A programação é constantemente atualizada e o melhor é que conta com exposições quase sempre gratuitas. E claro, por isso os fins de semana costumam ser bem lotados, então se puder vá durante a semana.

10. Visitar o Bairro da Liberdade

Atrações gratuitas em São Paulo: passeio pela Liberdade

Foto: Gabrielle Roncarate viaUnsplash

Muitos lugares em São Paulo foram influenciados pela vinda de imigrantes ao longo do século XIX, e a Liberdade é a prova viva disso.

O bairro, característico principalmente pela cultura japonesa, conta com diversas atrações gratuitas que te proporcionarão uma imersão cultural super bacana. Por isso, das lojas de produtos tipicamente japoneses aos restaurantes, karaokês e até a feirinha que acontece aos fins de semana, é uma ótima opção de passeio pela cidade.

APROVEITE AS ATRAÇÕES GRATUITAS DE SÃO PAULO

Apesar da fama de cara, há muitas opções de o que fazer na capital paulista sem gastar nada ou gastando muito pouco. Por isso, não deixe de incluir essas atrações gratuitas em São Paulo durante a sua viagem.

Tags:   

«
»