TOPO

“10 atrações gratuitas para conferir em São Paulo”


Opções de o que fazer na capital paulistana não faltam. A maior cidade da América do Sul é repleta de atrações para todos os gostos, pois é rica em cultura, gastronomia, arquitetura e, até mesmo, natureza. Mas, acima de tudo, a cidade também possui atividades para todos os bolsos. Existem diversas atrações gratuitas em São Paulo que valem a pena ser incluídas no roteiro.

Pensando nisso, separamos 10 atrações em São Paulo  para conferir de graça! Você vai ver que dá para aproveitar muito da cidade quase sem colocar a mão no bolso.

10 ATRAÇÕES GRATUITAS EM SÃO PAULO

1. Passear na Avenida Paulista aos Domingos

Desde 2015, a avenida mais importante da cidade fecha para os carros aos domingos e feriados. Nesse dia, toda a avenida vira uma verdadeira festa – e um dos espaços culturais mais democráticos da cidade. Por isso, é uma das principais atrações gratuitas em São Paulo.

Ao longo de toda a Avenida Paulista é possível encontrar barraquinhas de comida, famílias passeando com pets, bandas tocando nas calçadas, barracas de acessórios hippies, shoppings, eventos culturais e mais uma infinidade de atrações.

É na Avenida Paulista que também fica o Museu de Arte de São Paulo (MASP), que apesar de custar R$60 (inteira), possui entrada franca às terças e quintas-feiras

Outra atração bem interessante por ali é a Japan House. Além de ter uma incrível arquitetura, a instituição cultural japonesa conta com exposições temporárias, biblioteca, loja com produtos japoneses, café e restaurante. A entrada é gratuita e você pode conferir as novidades do local aqui.

Para chegar na Avenida Paulista, a melhor opção é ir de metrô. Procure descer nas estações Trianon – Masp (linha verde) ou Consolação (linha amarela), que são as mais centrais.


Leia também:


2. Praticar esportes no Minhocão no fim de semana

Minhocão de São Paulo, uma das atrações gratuitas para conhecer na cidade

Foto: Daniel Mitsuo via flickr

Outro point da cidade que fecha aos finais de semana para pedestres é o Elevado João Goulart, via que conecta a cidade de leste a oeste.

Popularmente conhecido como Minhocão, ele é frequentado por aqueles que desejam praticar esportes ao ar livre, caminhar com os pets, comer nos Food Trucks que eventualmente aparecem por lá, sentar e curtir o dia no “parque suspenso de concreto”.

Uma dica é ficar ligado no @parque_minhocao , que costuma anunciar eventos e encontros por lá.

Para chegar, desça na estação de metrô Marechal Deodoro (linha vermelha) e caminhe alguns minutos.

3. Participar das atividades dos Sescs

Prédio do Sesc da Avenida Paulista em São Paulo

Foto: Amanda Lins via Unsplash

Em São Paulo o que não faltam são opções de Sescs e, igualmente, de atrações gratuitas para participar.

Quer ouvir a um concerto de música clássica? Quer levar as crianças para aprender a fazer artesanato? Ou quer fazer alguma atividade física? Lá tem tudo isso e mais um pouco. São inúmeras opções culturais muito interessantes, é só ficar de olho na programação através do seu site oficial.

Uma das unidades mais completas e famosas é a da Avenida Paulista, que além das tradicionais atividades, também possui um mirante com vista panorâmica da cidade. Mas como aos finais de semana costuma ficar bem cheio, procure ir durante a semana.

4. Assistir um espetáculo na Sala São Paulo e Theatro Municipal

Sala São Paulo - Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Foto: Marcio de Assis via Wikimedia Commons

Esses são dois dos principais pontos turísticos de São Paulo. Muita gente não sabe, mas eles possuem algumas programações gratuitas.

O primeiro deles, a Sala São Paulo, é onde está localizada a atual sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. O prédio, construído em 1925, é patrimônio histórico da cidade. A sua programação gira em torno da música, desde espetáculos a cursos. Em várias datas é possível assistir aos concertos matinais gratuitamente.

Para checar a programação, basta acessar o site oficial.

A 10 minutos dali fica o Theatro Municipal, outra importantíssima atração de São Paulo. Fundado em 1911, o edifício que é um dos teatros mais peculiares e importantes do país recebe diversos eventos em sua agenda. Além da programação popular (com preços mais acessíveis) eles também realizam diversos eventos gratuitos.

Por isso, vale a estar atento à programação para ter a oportunidade de conhecer um dos cartões postais da cidade sem pagar nada. 

5. Conhecer o Mercado Municipal de São Paulo

Vista panorâmica do Mercado Municipal de São Paulo

Foto: Getty Images

Quem gosta de explorar a gastronomia, não pode deixar de passar pelo Mercado Municipal de São Paulo.

Apesar da experiência gastronômica em si não ser gratuita, o mercadão fica em um prédio tradicional da década de 30, bem no centro de São Paulo. Por isso, uma passada por ele já é uma viagem na história.

No mercadão você irá encontrar desde frutas exóticas e queijos variados aos tradicionais restaurantes. Ali é possível provar o famoso sanduíche de mortadela, entre outros pratos típicos.

6. Caminhar pelo Beco do Batman

Murais grafitados no Beco do Batman, uma das atrações gratuitas de São Paulo

Foto: C. K. Turistando via Unsplash

Um museu a céu aberto é o que define esse beco grafitado por diversos artistas de rua.

Essa atração gratuita em São Paulo é composta por paredes todas grafitadas e coloridas que compõem o cenário do local, bastante conhecido na Vila Madalena. Aliás, aproveite para ir em um dia de sol ou ao entardecer, que a visita ao Beco do Batman te renderá várias fotos bacanas.

Além disso, o bairro também é famoso pelos seus diversos barzinhos, antiquários e pela Praça Benedito Calixto, um point com várias lojas e galerias descoladas, além de uma feira de antiguidades aos fins de semana.

7. Passear no Parque do Ibirapuera

Parque Ibirapuera, uma das principais atrações gratuitas de São Paulo

Foto: Getty Images

O Parque do Ibirapuera é enorme e por si já garantiria uma bela atração gratuita em São Paulo.

Mas melhor que isso, o Ibirapuera possui uma programação que inclui shows, visita aos museus e espaços culturais. Os shows abertos costumam ser na faixa e cada museu possui um dia com entrada gratuita na semana. 

8. Visitar o Centro Histórico de São Paulo

Catedral da Sé no centro histórico de São Paulo

Foto: Getty Images

Existem várias atrações gratuitas reunidas no Centro de São Paulo, que são praticamente paradas obrigatórias para quem visita a cidade.

Uma dica é: comece o roteiro pela Catedral da Sé. Apesar do bairro estar um pouco degradado, a igreja exibe uma beleza de tirar o fôlego, principalmente em seu interior. Sua arquitetura neogótica foi inaugurada na década de 50, após décadas de construção. É uma das maiores do mundo nesse estilo e se encontra na praça da Sé, bem próxima ao metrô.

A 5 minutos da Sé, passe pelo também pelo Pateo do Collegio, o sítio arqueológico onde teve início a cidade de São Paulo em 1554. O espaço conta com eventos religiosos e culturais e abre de terça a sábado, porém se paga uma taxa de 2 reais para entrar. Já para conhecer os museus, é preciso adquirir os ingressos individualmente (R$ 20). Mas passar por ali não te custará nada.

Por fim, continuando no sentido da estação de metrô São Bento, você chegará ao Mosteiro de São Bento, complexo religioso e histórico erguido entre 1910-1912. Aliás, saiba que atualmente ele abriga 45 monges que dedicam suas vidas exclusivamente à religião. É possível entrar no mosteiro e assistir uma missa com canto gregoriano sem pagar nada.

9. Conhecer o Centro Cultural Banco do Brasil

Fachada do Centro Cultural Banco do Brasil - CCBB

Foto: Bianca Bueno via flickr

Outra das atrações gratuitas em São Paulo que você não pode perder é o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB. Além do edifício histórico, é um dos principais espaços culturais da metrópole paulistana.

A programação é constantemente atualizada e o melhor é que conta com exposições quase sempre gratuitas. E claro, por isso os fins de semana costumam ser bem lotados, então se puder vá durante a semana.

10. Visitar o Bairro da Liberdade

Bairro da Liberdade, uma das atrações gratuitas em São Paulo

Foto: Gabrielle Roncarate viaUnsplash

Muitos lugares em São Paulo foram influenciados pela vinda de imigrantes ao longo do século XIX, e a Liberdade é a prova viva disso.

O bairro, característico principalmente pela cultura japonesa, conta com diversas atrações gratuitas que te proporcionarão uma imersão cultural super bacana.

Por isso, das lojas de produtos tipicamente japoneses aos restaurantes, karaokês e até a feirinha que acontece aos fins de semana, é uma ótima opção de passeio pela cidade.

APROVEITE AS ATRAÇÕES GRATUITAS DE SÃO PAULO

Apesar da fama de cara, há muitas opções de o que fazer na capital paulista sem gastar nada ou gastando muito pouco. Por isso, não deixe de incluir essas atrações gratuitas em São Paulo durante a sua viagem.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:  

«
»