TOPO

“O que fazer em Orlando: 10 atrações imperdíveis”


Orlando é a terra da magia, endereço dos parques temáticos mais incríveis do mundo e onde os sonhos se tornam realidade. Mas o que fazer em Orlando além dos parques? Muita coisa!

Entre um dia e outro de diversão nos complexos da Disney e Universal, por exemplo, você pode se esbaldar nos centros de entretenimento espalhados pela cidade, assistir a jogos esportivos, fazer compras, explorar cidades vizinhas e muito mais.

Para te ajudar no roteiro, reunimos neste artigo as principais atrações na cidade, além de dicas valiosas que vão te ajudar no planejamento do roteiro. Confira!

QUANDO IR A ORLANDO

Orlando atrai milhões (sim, milhões!) de visitantes durante todo o ano. No entanto, para aproveitar ao máximo sua aventura nesse destino tão popular, é fundamental escolher a época ideal para a sua viagem.

Três fatores cruciais influenciam essa decisão: clima, temporada de furacões e alta temporada dos parques. Abaixo, vamos explorar cada um deles em detalhes para que você possa tomar a melhor decisão!

Clima

Em primeiro lugar, lembre-se que Orlando está situado no Hemisfério Norte, o que significa que as estações são opostas ao que encontramos no Brasil, que está no Hemisfério Sul.

E, embora existam as quatro estações definidas, na prática a Flórida apresenta duas estações principais: verão e inverno.

  • Verão (abril a setembro): é caracterizado por um clima quente e úmido, com chuvas concentradas principalmente em junho e julho.
    Esse período é ideal para aproveitar os parques aquáticos, as piscinas dos resorts e as atrações molhadas. Além disso, é ótimo para esticar a viagem em bate-voltas até praias próximas, como Clearwater.

  • Inverno (outubro a março): é seco e conta com temperaturas amenas, sendo raros os dias de frio intenso.
    De um modo geral, oferece um clima mais agradável para maratonar os parques de diversão do que no verão.

Temporada de furacões

Os furacões que se formam entre o Golfo do México e a Península da Flórida colocam Orlando no radar do fenômeno natural durante alguns meses do ano, mais especificamente de junho a novembro.

Porém, setembro e outubro são os meses mais críticos. A boa notícia é que, na maioria das vezes, os furacões perdem força ao chegar em Orlando, e o que se sente de fato são as chuvas intensas e o vento.

Para o turista, as maiores consequências costumam ser os parques fechados e os voos cancelados. Mesmo sem problemas mais graves, isso não é o que se espera de uma viagem de férias. Por isso, se possível, é um período que é melhor evitar.

Alta temporada dos parques

Bom mesmo seria se existisse um período em que os principais parques de Orlando estivessem vazios. Mas isso não acontece.

O que dá é tentar evitar as datas em que eles estão mais cheios. Para isso, o ideal é não visitá-los durante os principais feriados americanos, férias do hemisfério norte, Spring Break e até mesmo finais de semana.

Principais Feriados:

  • Natal (25/12)
  • Ano Novo (01/01)
  • Thanksgiving (última quinta-feira de novembro)

Spring Break:

  • Equivalente à nossa “semana do saco cheio”, é o recesso escolar americano de uma semana que acontece na primavera. As datas exatas variam a cada ano, mas ficam entre o final de fevereiro e início de abril.

Período de férias:

  • Junho, julho e agosto

Claro que nem sempre podemos organizar as nossas férias no momento desejado. Mas sabendo das suas prioridades e compreendendo melhor sobre esses fatores, fica mais fácil alinhar as expectativas e fazer um bom planejamento.

QUANTOS DIAS FICAR EM ORLANDO

Downtown Orlando

Downtown Orlando | Foto: Getty Images

Definitivamente, Orlando não é um destino para se conhecer em poucos dias. A cidade oferece uma infinidade de atrações, com os parques temáticos como grandes estrelas, cada um exigindo um dia inteiro de dedicação para ser explorado.

Se você planeja visitar muitos parques, recomendo uma estadia mínima de 7 dias. Isso permitirá que você vivencie a magia de cada parque sem pressa, aproveitando todas as suas atrações e shows.

Para uma experiência completa, explorando todos os cantos de Orlando e suas diversas atrações, 14 dias é o tempo ideal. Você poderá visitar os parques com calma, conhecer outras opções de lazer, como museus, compras e outlets, e até mesmo fazer bate-voltas para outras cidades da Flórida.

ONDE SE HOSPEDAR EM ORLANDO

Embora Orlando seja grande em extensão, a zona turística, que oferece a melhor estrutura para os viajantes, se concentra principalmente em 4 regiões da cidade: International Drive, Kissimmee, Lake Buena Vista e Celebration.

A International Drive é a principal avenida da cidade. Ela tem muitos restaurantes e centros de compras que tornam a vida do turista mais fácil. Além disso, os parques do complexo Universal e do SeaWorld ficam nas proximidades.

Lake Buena Vista, Kissimee e Celebration ficam mais próximos dos parques da Disney. Essas áreas são conhecidas por abrigar resorts, condomínios completos com pequenos apartamentos para locação e casas de temporada.

No nosso guia das melhores regiões para ficar em Orlando você encontra mais detalhes sobre cada área e diversas sugestões de hospedagem.

Para quem prefere ir direto ao ponto, abaixo preparamos uma boa seleção de hospedagens para diversos orçamentos:

Econômico

  • Fairfield Inn & Suites by Marriott Orlando: na região da Internacional Drive, este hotel tem café da manhã incluso nas diárias. Os quartos contam com micro-ondas, frigobar e cafeteira. Por ter parceria com a Universal, oferece transporte cortesia para os parques da rede;
  • Blue Heron Beach Resort: no estilo condos e na área de Lake Buena Vista, seus apartamentos têm cozinha e sala de estar além das suítes. A infraestrutura inclui piscina, estacionamento gratuito e bar, bem como academia;
  • Delta Hotels by Marriott Orlando Celebration: recém-reformado, o hotel oferece transfer gratuito para os parques da Disney e da Universal. Conta com piscina com toboágua, parquinho infantil, quadra de esportes, bar, restaurante, estacionamento e academia. Fica no lindo bairro de Celebration.

Bom custo-benefício

  • Holiday Inn Express & Suites S Lake Buena Vista: a apenas 10 minutos de carro do complexo Disney, no bairro de Kissimmee, esta hospedagem oferece piscina, área de churrasqueira, campo de minigolfe, estacionamento gratuito, academia e restaurante. Tem café da manhã incluso e seus quartos são equipados com TV, frigobar, cafeteira e micro-ondas;
  • Comfort Suites Near Universal Orlando Resort: localizado na International Drive, ele tem café da manhã incluso, quartos para até 5 pessoas equipados com ar-condicionado, Wi-Fi, TV e cafeteira, além de transfer gratuito para os parques (exceto para os da Disney). Por fim, oferece estacionamento cortesia, piscina e academia;
  • Grand Beach Resort: este hotel fica no Lake Buena Vista, a apenas 5 minutos de carro do Walt Disney World. No estilo condo, oferece pequenos apartamentos completos. Além disso, conta com spa, piscina, academia, estacionamento cortesia e recepção 24 horas, tudo isso de frente para o lago.

Conforto

  • Gaylord Palms Resort & Convention Center: com transporte gratuito para os parques da Disney e localizado na área de Celebration, este hotel tem 2 piscinas com toboágua, 9 restaurantes, spa, bar, imensos jardins e entretenimento ao vivo todos os dias;
  • Element Orlando Universal Blvd.: esta opção fica na International Drive. Disponibiliza bicicletas gratuitas, estacionamento privativo, academia, piscina, bem como café da manhã. Seus quartos confortáveis comportam até 6 pessoas. Algumas unidades contam até mesmo com uma minicozinha;
  • Sheraton Vistana Resort Villas: com 7 piscinas, 6 restaurantes, salão de jogos, quadras de tênis, campo de minigolfe, estacionamento gratuito e academia, este hotel no Lake Buena Vista é completo. Suas acomodações são pequenos apartamentos com cozinha compacta e varanda.

Além das hospedagens convencionais, Orlando oferece ainda os hotéis oficiais da Universal e da Disney.

Aqui no blog você também encontra artigos completos sobre os hotéis da Universal em Orlando e os hotéis da Disney em Orlando. Neles, nós listamos os prós e contras dessas hospedagens, assim como as opções de hotéis.

O QUE FAZER EM ORLANDO

Orlando não decepciona quando o assunto é o que fazer. Com atrações para todas as idades, prepare-se para uma viagem recheada de diversão.

Confira abaixo as melhores atrações e pontos turísticos de Orlando para colocar no seu roteiro:

Visitar os parques temáticos da Disney, Universal e mais

Parada com as princesas da Disney no Magic Kingdom

Foto: Brian McGowan via Unsplash

Os parques temáticos são, sem dúvida, a principal atração de Orlando, responsáveis por atrair milhões de visitantes todos os anos.

É fato, o que leva tantos turistas a Orlando são os parques temáticos.

Três grandes complexos dominam a cena: Disney, Universal e SeaWorld. Além deles, outras redes aproveitaram a fama do destino e também abriram seus espaços.

É difícil encontrar uma pessoa que vá para Orlando e não visite ao menos um destes parques. E a verdade é que a maioria dos turistas quer mesmo é conhecer todos eles. No entanto, os preços altos dos ingressos e, muitas vezes, dias limitados na viagem obrigam o viajante a fazer uma seleção dos parques que entrarão no roteiro.

Para te ajudar na decisão, aqui você confere a lista dos principais parques de Orlando divididos por complexo:

Disney

  • Magic Kingdom: símbolo da Disney, este é o parque do famoso castelo da Cinderela. O fato de ser o grande cartão-postal do mundo do Mickey é o que leva tantas pessoas a querer visitá-lo. Há atrações para todas as idades, mas não espere um nível alto de adrenalina;

  • Hollywood Studios: se por um lado este é o menor dos parques da Disney, por outro ele é o que abriga as atrações mais radicais da rede. Dentre eles estão a clássica montanha-russa Rock ‘n’ Roller Coaster e a Torre do Terror, por exemplo. Além disso, as novas áreas do Star Wars e do Toy Story também trazem brinquedos que garantem uma boa dose de frio na barriga;

  • Epcot: muitos o consideram um parque para adultos porque, além de não ter tantas atrações, seu grande apelo são as pequenas cidades cenográficas que imitam países. Contudo, o Epcot vem passando por reformulações e já inaugurou brinquedos que estão dando o que falar. É o caso, por exemplo, da montanha-russa Guardians of the Galaxy: Cosmic Rewind;

  • Animal Kingdom: o último parque temático inaugurado pela Disney em Orlando tem como destaque o safari que permite avistar animais de verdade. Além disso, é nele que estão os brinquedos Pandora e Expedition Everest, famosos pelo alto nível de adrenalina;

  • Blizzard Beach: este é um dos parques aquáticos da Disney, que tem como tema uma estação de esqui desativada. Nesse cenário divertido e repleto de detalhes está um dos maiores toboáguas do mundo;

  • Typhoon Lagoon: segundo parque aquático do complexo, tem como destaque sua imensa piscina de ondas e uma montanha-russa aquática.


Universal

  • Universal Studios: aqui o tema é o cinema e dentre suas áreas mais famosas está o Beco Diagonal, inspirado na saga Harry Potter. Abriga diversos simuladores bem elaborados, como por exemplo o dos Simpsons, e é conhecido por garantir a diversão para todos os públicos;

  • Islands of Adventure: é o parque mais radical da Universal. É nele que está o famoso Castelo de Hogwarts e a nova montanha-russa do Hagrid, chamada de Hagrid’s Magical Creatures Motorbike Adventure, assim como a clássica e incrivelmente rápida montanha-russa do Hulk;

  • Volcano Bay: é o mais novo dos parques e o único aquático da Universal. Chama atenção pela cenografia, que tem um imenso vulcão como destaque. Os amantes de aventura se divertem muito com seus toboáguas diferenciados.


Seaworld

  • SeaWorld: parque que frequentemente é alvo de críticas por ter atrações com exploração de animais (e não entra na nossa lista de recomendações). Ao longo dos últimos anos tem passado por reestruturações e, atualmente, também traz brinquedos radicais como, por exemplo, a montanha-russa Manta;

  • Discovery Cove: a grande atração deste parque é nadar com os golfinhos e outros animais aquáticos – o que, igualmente, gera polêmicas e divide o público. Fora isso, ele se aproxima mais a um resort, com diversas piscinas e áreas de relaxamento e alimentação all inclusive;

  • Aquatica: é o mais simples de todos os parques aquáticos de Orlando, com variadas piscinas e toboáguas;

  • Busch Gardens: fica na realidade em Tampa, a 1 hora de estrada de Orlando. Conhecido pelas montanhas-russas radicais, ele também tem uma área de safari.


Parques de outras redes

  • Legoland: localizado em Winter Haven, a 40 minutos de Orlando, é o parque da marca de brinquedos Lego. Ele é voltado principalmente para crianças de até 10 anos e não é muito interessante para adolescentes e adultos;

  • Kennedy Space Center: a ideia aqui é aprender mais sobre o espaço e, para isso, este parque, que mais parece um museu interativo, promove experiências imersivas nesta temática. Não por acaso, ele fica próximo aos centros de pesquisa e lançamentos de foguetes da NASA.

Ir às compras

The Mall at Millenia em Orlando

The Mall at Millenia | Foto: Visit Orlando

As compras ocupam o segundo lugar na lista de motivos que atraem tantos turistas a Orlando.

Mesmo com a alta do dólar, a cidade é um paraíso para renovar o guarda-roupa ou adquirir eletrônicos por preços vantajosos.

O segredo está nos impostos da Flórida, mais baixos do que os praticados em outros estados turísticos dos Estados Unidos. Além disso, a cidade oferece uma grande variedade de outlets e lojas “clearance”, que vendem produtos com descontos consideráveis.

Se você deseja incluir compras no seu roteiro de viagem, confira este guia básico com os melhores centros de compras de Orlando:

Outlets

  • Premium Outlets: é uma rede com duas unidades existem duas unidades em Orlando: o Orlando International Premium Outlets, na famosa International Drive; e o Orlando Vineland Premium Outlet, na Vineland Avenue.
    Por mais que sejam parecidos em estrutura, suas lojas são diferentes. Então, caso deseje alguma marca específica, vale a pena verificar em qual destes dois centros comerciais ela está;

  • Outlet Marketplace: não é muito grande e se destaca por ter diversas lojas que são “a ponta de estoque da ponta de estoque” de marcas famosas como Nike, Calvin Klein e Adidas, por exemplo;

  • Lake Buena Vista Factory: pequeno e tranquilo, este outlet possui lojas interessantes, com as marcas mais conhecidas, e é uma boa escolha para quem prefere fugir dos grandes centros comerciais.


Shoppings

  • Florida Mall: por anos, este foi o único shopping de Orlando. Consideravelmente grande, conta com restaurantes e lojas que agradam bastante os brasileiros. Se, por um lado, não será o lugar para encontrar grandes promoções, por outro é onde você terá acesso às novas coleções das marcas (que raramente chegam nos outlets);

  • The Mall at Millenia: é o mais bonito e mais novo shopping da cidade e tem marcas diferentes do Florida Mall. Por isso, vale verificar qual loja deseja visitar para escolher o melhor shopping para você. O que leva muitos turistas a optarem por ele é a unidade do Cheesecake Factory, restaurante americano queridinho dos forasteiros.


Lojas ponta de estoque

Esse tipo de loja disponibiliza itens remarcados de inúmeras marcas e vende de tudo: roupas, sapatos, artigos de cozinha, decoração e muito mais.

No entanto, elas dividem opiniões. Enquanto para alguns, lojas ponta de estoque são um paraíso, para outros, elas são um verdadeiro caos. Afinal, não espere muita organização nas araras e prateleiras.

Dentre as lojas ponta de estoque mais famosas em Orlando estão a Ross Dress for Less, a T.J. Maxx, a Burlington e a Marshalls.

Disney Springs e Universal CityWalk

Universal CityWalk

Universal CityWalk | Foto: Julio Tejera via Flickr

Esses dois complexos unem entretenimento e compras e são quase que uma parada obrigatória em Orlando.

Como o próprio nome sugere, o Disney Springs é o paraíso para os fãs da Disney. Lá você encontra a maior loja oficial da Disney do mundo, com uma variedade impressionante de produtos, desde roupas e acessórios até brinquedos e artigos de decoração.

Além disso, O complexo também conta com diversos restaurantes temáticos, como o Rainforest Cafe e o T-Rex Cafe, e lojas de marcas famosas.

Localizado no caminho da entrada dos parques da Universal, o Universal CityWalk oferece uma variedade de restaurantes, desde redes famosas como o Hard Rock Café e o Bubba Gump Shrimp (inspirado em Forrest Gump), até opções mais casuais.

Na parte de lojas, você encontrará desde souvenirs dos parques da Universal até roupas e acessórios de marcas populares. Por fim, o complexo também conta com opções de entretenimento que incluem cinema, boliche e até mesmo um simulador de voo.

Assistir a jogos esportivos

Estádio de basquete do Orlando Magic

Foto: Atlético via Flickr

Quem gosta de esportes tem um prato cheio em Orlando. A cidade frequentemente recebe partidas da NBA com o time da casa, o Orlando Magic, bem como torneios de futebol americano e de hóquei.

Falando especificamente da NBA, saiba que a experiência vai além de um simples jogo de basquete. É puro entretenimento, espetáculo e diversão, em uma estrutura especial e bem elaborada montada dentro dos estádios.

Então, se você curte este tipo de atração, confira a agenda de partidas e verifique se haverá alguma durante as datas em que estiver na cidade. Dica: compre com antecedência!

Jogar golfe e minigolfe

Ainda no tópico esportes, o golfe e o minigolfe são muito populares nos Estados Unidos. Por isso, Orlando conta com diversos campos para experimentar e se divertir com essa atividade.

Todos eles são extremamente lúdicos, com o toque de magia já característico da cidade.

Para se aventurar no golf, vale checar o Grand Cypress Golf Club, o Bay Hill Club & Lodge, o Shingle Creek Golf Club e o Celebration Golf Club.

Em se tratando de minigolfe, os mais famosos são os temáticos Disney’s Fantasia Gardens Miniature GolfUniversal’s Hollywood Drive-In Golf, Gator Golf & Adventure Park e Congo River Golf.

Reservas naturais

Everglades National Park na Flórida

Everglades National Park | Foto: Getty Images

Muita gente não sabe, mas existem lindíssimas reservas naturais nos arredores de Orlando. Se você deseja dar um intervalo de qualidade entre um parque temático e outro e renovar as energias na natureza, essa é uma ótima alternativa de passeio.

Duas reservas que valem a menção são o Blue Spring e o Everglades National Park.

O Blue Spring fica localizado em Orange City, a cerca de 45 minutos de Orlando, e é famoso por suas águas cristalinas e pela grande população de peixes-bois. Você pode nadar, mergulhar com snorkel e observar a vida selvagem neste paraíso natural.

Já o Everglades National Park é considerado a maior área selvagem subtropical dos Estados Unidos. Ele fica a cerca de 3 horas de distância de Orlando e também possui opções de hospedagem, caso queira estender o passeio. Como está mais perto de Miami, também vale trocar a base caso você inclua a cidade no roteiro.

Bate e volta para cidades vizinhas a Orlando

Praia de Clearwater na Flórida

Clearwater Beach | Foto: Getty Images

Está com tempo extra? Então, que tal fazer um bate e volta para cidades próximas?

Entre as mais recomendadas, especialmente no verão para curtir uma boa praia, é Clearwater, a cerca de 2 horas de Orlando. Em um dia na cidade você conseguirá relaxar na sua areia branca e nadar em águas cristalinas.

Agora, se está cogitando um bate e volta para Miami, repense sua estratégia. Miami fica a 3 horas de Orlando e tem muitas atrações interessantes. Vale a pena começar ou terminar sua viagem por lá e ficar pelo menos dois dias inteiros.

Icon Park

The Wheel, a roda gigante do Icon Park

The Wheel, a roda gigante do Icon Park | Foto: Getty Images

Localizado na International Drive e marcado pela sua roda-gigante, o Icon Park é um centro de entretenimento que reúne mais de 40 atividades.

Além da roda-gigante batizada de The Wheel ICON, outras famosas atrações são o Museu de Cera Madame Tussauds e o Sea Life Aquarium, que é um aquário de vida marinha.

A entrada no complexo, assim como seu estacionamento, é gratuita. Você apenas pagará pela atração que deseja experienciar. Uma dica é conferir os combos vendidos no site, que garantem bons descontos.

Wonderworks

Entrada da atração Wonderworks em Orlando

Foto: Divulgação

É impossível passar pela International Drive e não notar a Wonderworks. Afinal, estamos falando de uma casa de cabeça para baixo.

O local é um parque indoor, com mais de 100 atividades para todas as idades. Simuladores de terremoto e furacão (com ventos de até 115 km/h!), cama de pregos e diversas outras experiências imersivas são um pouco do que você encontrará por lá. Você poderá sentir a temperatura da água do mar quando o Titanic afundou, vestir uma roupa de astronauta e muito mais.

O parque oferece diversos tipos de ingressos, que são vendidos na bilheteria ou online.

Celebration

Celebration, na Flórida

Foto: Onel Musibay via Flickr

Já citamos este bairro quando falamos das regiões para se hospedar em Orlando, mas ele também é uma boa pedida para entrar no seu roteiro pela cidade.

Conhecida como a cidade do Walt Disney, Celebration foi idealizada pelo próprio fundador da Disney e é uma comunidade similar a um condomínio fechado. Inclusive, a região se popularizou por ser o local onde famosos, como Silvio Santos, por exemplo, têm casas.

E por que visitar essa área? Bom, ela é tão bonita que mais parece uma cidade cenográfica. Além disso, passear por ela é uma excelente oportunidade de incluir bons restaurantes, lojas e docerias no seu roteiro.

Por fim, se a sua viagem para Orlando coincidir com a época do Halloween ou do Natal, você acaba de ganhar mais um motivo para ir até Celebration. Isso porque o bairro leva as datas comemorativas a sério e não economiza nas decorações das casas.

BAIXE O MAPA DE O QUE FAZER EM ORLANDO

Gostou das dicas? Abra o mapa das atrações no Google Maps do seu celular e não perca nada durante a viagem!

É fato, a alma de Orlando são as estruturas megalomaníacas dos seus parques temáticos, mas o destino não se resume a isso.

Entre visitar um parque e outro você pode explorar os belos bairros da cidade, se divertir na Internacional Drive, viver o lado esportivo americano, viajar pelos arredores para conhecer parques nacionais e muito mais.

A dica é, antes de qualquer coisa, montar seu roteiro definindo os parques que irá visitar. Depois, preencha os dias livres com as atrações que mais se encaixam no seu perfil e aproveite Orlando ao máximo!

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

Tags:    

«
»