TOPO

“Fethiye, na Turquia: o que fazer, onde ficar e mais dicas”


O que fazer em Fethiye, na Turquia? A primeira coisa que você precisa saber é que as suas atracões vão muito além de nadar no mar turquesa do Mediterrâneo. Essa cidade do litoral da Turquia combina praias paradisíacas com muita história para contar.

O local já era ocupado pelos povos Lícios desde a antiguidade, há mais de 5 mil anos. E não demora a entender porque essa civilização que formou um verdadeiro império nos tempos antigos escolheu a região para se instalar. A localização era estratégica e as belezas naturais de tirar o fôlego!

Mas, afinal, como chegar e se locomover, onde se hospedar, quanto tempo ficar e o que fazer em Fethiye? Se você está buscando informações para incluir o destino no seu roteiro pela Riviera Turca, este artigo te explicará tudo isso e muito mais.

ONDE FICA FETHIYE

Fethiye fica a 200 km de Antália, na região conhecida como Riviera Turca. Na costa do Mar Mediterrâneo, é um dos destinos de praia mais procurados da província de Mugla.


Leia também:


COMO CHEGAR E SE LOCOMOVER

Há três aeroportos próximos a Fethiye. O de Antália, distante 205 km, é o que você terá mais chances de encontrar voos econômicos vindos de outras regiões da Turquia, como Istambul e Capadócia.

Ainda assim, vale comparar tarifas para os aeroportos de Dalaman (45 km) e de Bodrum (200 km). Porém, por atenderam exclusivamente a demanda turística, eles contam com menos voos.

Para completar o caminho até Fethiye, uma das opções é o ônibus. Nesse caso, aconselho chegar por Antália, já que a cidade conta com um excelente terminal rodoviário com saídas regulares para Fethiye, principalmente durante a alta temporada.

Diversas companhias fazem o trajeto, que custa a partir de 160 liras turcas (veja as opções). Apenas atente-se ao tempo do trajeto. Os mais rápidos fazem a viagem em 2h. Mas há companhias que podem levar até 5h com todas as paradas do caminho.

Agora, se quer mais liberdade para explorar a região da Riviera Turca, aconselho alugar um carro. Estar motorizado em Fethiye fará diferença, já que as atrações do destino são espalhadas.

Na nossa parceira Rental Cars  você pode comparar as tarifas de várias locadoras e alugar um carro com desconto.

Caso você tenha experiência sobre as duas rodas, uma outra opção para explorar Fethiye com mais liberdade é alugar uma scooter ao chegar na cidade.

QUANDO VISITAR FETHIYE

A melhor época para visitar Fethiye é no verão. Assim como os demais destinos do litoral da Turquia, a alta temporada se concentra nos meses de julho e agosto, quando o tempo é firme e quente. Mas é também nesse período que as atrações estarão mais cheias e os preços mais altos.

Uma boa alternativa é programar sua viagem para junho ou setembro. Você ainda pegará o calor do verão, ideal para curtir as praias, mas sem o movimento intenso de turistas.

De outubro a maio, acontece em Fethiye o que acontece nos demais destinos de veraneio turco. A cidade adormece com a chegada do inverno chuvoso.

QUANTO TEMPO FICAR EM FETHIYE

Quatro dias em Fethiye é o número ideal para conhecer suas principais atrações com calma e curtir as praias. Ainda assim, aqueles que decidem estender a estadia por aqui acabam encontrando excelentes passeios.

ONDE SE HOSPEDAR EM FETHIYE

Fethiye conta com duas melhores regiões para se hospedar. Uma é na praia de Çaliş e a outra é no centro histórico.

Çaliş é a praia urbana de Fethiye. Ela tem um grande calçadão com bons restaurantes, bares, agências de passeios e hospedagens a excelentes custos. Porém, a área está um pouco distante das demais atrações da cidade.

Já o centro histórico de Fethiye tem uma localização mais estratégica para explorar o destino. Colado à marina, aqui não há área de praia para banho, mas você estará na parte mais charmosa da cidade.

Abaixo, selecionei algumas sugestões de hospedagem em Fethiye:

Econômico

  • Chillsteps Hostel: fica em Çaliş e tem quartos compartilhados e privativos. Com estrutura moderna, a cozinha fica aberta para uso dos hóspedes;
  • HZD Apartments Hostel: é uma boa alternativa econômica para se hospedar próximo ao centro. Com opções em dormitórios ou quartos privativos, também oferece cozinha compartilhada bem equipada.

Bom custo-benefício

  • Infinity City Hotel: muito bem localizado no centro histórico. É moderno, confortável e inclui café da manhã nas diárias;
  • Ibrahim Bey Hotel: opção vantajosa em Çaliş, de frente para a praia. Os quartos não tem luxo, mas são espaçosos e modernos. Também inclui café da manhã.

Conforto

  • George’s Boutique Hotel: com para a praia de Çaliş, conta quartos com banheira de hidromassagem, opção com cozinhas compactas e café da manhã incluso;
  • Farine Hotel: fica de frente para a marina, no centro histórico. O café da manhã está incluso e há opções de quartos com banheira na varanda de frente para o mar.

O QUE FAZER EM FETHIYE

Praia de Ölüdeniz

Praia de Ölüdeniz em Fethiye, na Turquia

Foto: Getty Images

A atração mais requisitada em Fethiye é a praia de Ölüdeniz, também conhecida como Lagoa Azul.

Não é difícil entender o porquê da fama. Imagine que um braço de mar entra por uma pequena fresta entre montanhas formando uma enorme piscina que varia de cor entre verde-esmeralda e azul-turquesa. A proposta aqui é se jogar numa espreguiçadeira e relaxar o dia todo!

Ölüdeniz acaba funcionando como uma pequena vila de Fethiye, com um centrinho com restaurantes e bares, além de pousadinhas para quem prefere estar a poucos passos desse paraíso.

O que ajuda a dar o toque final dessa atração são as gigantes montanhas do entorno. O pico Babadag, por exemplo, tem 2 mil metros de altura e dele é possível saltar de parapente.

Butterfly Valley

Vista panorâmica do Butterfly Valley em Fethiye, na Turquia

Foto: Getty Images

Em um ranking de o que fazer em Fethiye, o Butterfly Valley fica entre os primeiros colocados. Trata-se de uma pequena praia protegida por enormes desfiladeiros. Um verdadeiro achado na natureza!

Para chegar lá e preciso pegar um barco. Embarcações menores, para quem prefere um passeio exclusivo, saem da marina de Fethiye. Uma opção mais econômica é pegar as grandes escunas que partem da praia de Ölüdeniz.

A única estrutura do Butterfly Valley é um camping, que também é a única forma possível de passar a noite nesse pedaço de paraíso. O lugar, já famoso entre os turistas, de fato só dará a experiência autêntica de praia deserta para aqueles que se aventurarem a acampar por ali.

Praia de Çaliş

Praia de Çaliş em Fethiye, na Turquia

Foto: Getty Images

Çaliş é a extensa praia urbana de Fethiye. Um calçadão bem estruturado acompanha toda a orla, onde estão restaurantes, bares, agências de turismo e hotéis.

Por ter um ar urbano, não espere que Çaliş seja a praia mais bonita da região. Mas ela não decepciona quem busca um mar calminho de água transparente. O fato de ser grande garante que, mesmo na alta temporada, os turistas não lutem pelo seu espaço ao sol.

E por falar em sol, o pôr do sol de Çaliş é um espetáculo. Vale a pena estender uma canga, abrir um vinho, comprar alguns quitutes turcos e fazer um piquenique para apreciar esse momento do dia.

Centro histórico

Paspatur, o Centro Histórico de Fethiye

Foto: Getty Images

O centrinho de Fethiye é chamado de Paspatur. É a região mais charmosa da cidade, já que conta com construções preservadas do Império Otomano.

As ruelinhas estreitas são tomadas por comércio local, bares, restaurantes e cafeterias. Perfeito para mergulhar na cultura turca e provar as delícias da região. É o tipo de lugar para andar sem rumo e se encantar a cada nova esquina.

Por ali não tem praia, mas tem uma agradável marina com iates de luxo estacionados. É também no centro histórico que está o famoso mercado do peixe de Fethiye. Lá você vê a vida local acontecer e come frutos do mar a ótimos preços.

Cidade fantasma de Kayaköy

Cidade fantasma de Kayaköy, na Turquia

Foto: Getty Images

Em 1923, a Turquia e a Grécia fizeram um acordo de troca populacional. A Grécia mandou para o país vizinho seus habitantes muçulmanos, enquanto a Turquia entregou seus cidadãos católicos.

Com isso, a vila de Kayaköy, que tinha uma população de 6 mil católicos turcos, se transformou numa cidade fantasma. Hoje é possível percorrer suas ruas e se deparar com as construções do século XVIII e XIX, como casas, igrejas, escolas e lojas, abandonadas.

Esse museu a céu aberto que é Kayaköy fica numa colina de uma pequena península de Fethiye, entre Ölüdeniz e o centro histórico.

Parque Nacional Saklikent

Parque Nacional Saklikent, na Turquia

Foto: Getty Images

Se ver os enormes desfiladeiros característicos dessa região da Turquia der aquela vontade de explorá-los de perto, uma ida ao Parque Nacional Saklikent é uma excelente pedida.

Ele fica a 40 km de Fethiye. Você pode chegar com seu próprio carro ou com passeios de agências. Dentro do parque, os incríveis desfiladeiros desenhados pela natureza foram usados para estruturar um percurso de trilhas fora do comum.

Além de andar pelas passarelas entre os cânions por onde corre um rio tom esmeralda, é possível chegar a cachoeiras e cavernas. Porém, o trajeto final é feito literalmente andando dentro da água, e para ele é recomendado acompanhamento de guia e um nível mais elevado de preparo físico.

Agências que fazem passeios para lá geralmente combinam com uma visita às ruínas de Tlos. O local é um sítio arqueológico que guarda relíquias dos povos lícios, romanos, bizantinos e otomanos.

Tumbas de Amintas

Tumbas de Amintas, na Turquia

Foto: Getty Images

Próximo ao centrinho de Fethiye estão as Tumbas de Amintas. São dezenas de sarcófagos datados de 350 a.C dos povos lícios esculpidos na rocha. Mas o que os torna tão especial é onde eles foram esculpidos.

As tumbas estão no alto da colina, cravadas nas pedras de um penhasco. Os lícios acreditavam que ao enterrar os mortos mais próximos do céu, mais rápido eles chegariam à vida após a morte.

Uma trilha íngreme leva até elas e vale a subida. Além de ver de perto os detalhes das tumbas, a vista de Fethiye desde lá é incrível.

BAIXE O MAPA

Gostou das dicas? Abra o mapa das atrações no Google Maps do seu celular e não perca nada durante a viagem!

A lista de o que fazer em Fethiye vai além. Pode incluir passeios de barcos que levam a ilhotas da região, diversas praias mais afastadas (como a de Patara) e parques arquelógicos com ruínas da antiga Lícia (como o de Xanthos).

O fato é que Fethiye combina as mais impressionantes belezas naturais com diversos atrativos históricos. Isso faz do destino um coringa para quem quer conhecer as praias do Mar Mediterrâneo da Turquia e ter uma experiência completa.

Você sabia?

O Viaja que Passa ganha uma pequena comissão a cada reserva que você faz através dos links dos nossos parceiros. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a continuar publicando conteúdos autorais e imparciais para ajudar na sua viagem!

«
»