TOPO

“Quando ir para Malta?”

E aí, viajante?

Quer saber qual é a melhor época para conhecer Malta? Então vem comigo!

Como eu falei no post 10 motivos para conhecer Malta, o clima em Malta é típico do Mediterrâneo. 

Começando do pior pro melhor, vamos falar do inverno. A estação em Malta, que começa em 21 de dezembro e vai até 20 de março, é marcada pela temporada de chuvas. Neve no arquipélago é raridade, já que as temperaturas mínimas giram em torno de 10º C (a máxima média é de 16º C), mas o que incomoda mesmo é o vento, afinal, estamos falando de pequenas ilhas isoladas no meio do Mar Mediterrâneo. Aliás, o vento em Malta nesse período é tão forte que, em março de 2017, derrubou um dos seus principais pontos turísticos, a Azure Window, que atualmente está assim (lágrimas):

 

Vale dizer que o inverno também é a temporada mais vazia e barata de Malta, então se você só pretende visitar os museus, sítios arqueológicos e atrações culturais do país, está tudo certo! Por outro lado, se você quer aproveitar tudo o que as ilhas têm a oferecer, lembre-se que a sua experiência, especialmente em relação às inúmeras atrações naturais existentes, poderá ficar um pouco comprometida.

Agora, se você gosta mesmo de (muito) calor, não tem jeito, o verão é a sua estação.

Durante o verão, que começa em 21 de junho e finda em 20 de setembro, praticamente não chove e a temperatura – apesar da média de 20º C a 27ª C – chega facilmente aos 40º C. Condição perfeita pra se refrescar nas águas geladas do mediterrâneo.

É no verão, também, que acontecem a maioria dos festivais de música de Malta. Em 2017, por exemplo, o país foi palco do Tomorrowland Malta, do Isla of MTV e do Malta Jazz Festival, dentre outros importantes eventos.

Mas como nem tudo são flores, a estação também coincide com o período de férias dos europeus, o que faz as ilhas ficarem extremamente lotadas e com preços um pouco mais elevados (isso se aplica também aos cursos de inglês), especialmente nos meses de julho e agosto.

Blue Lagoon no final de junho.

Como eu disse no início do post, deixei o melhor pro final. O outono e a primavera, para mim, são as melhores estações para se visitar Malta.

A primavera vai de 21 de março a 20 de junho, enquanto o outono dura de 21 de setembro a 20 de dezembro.

Para o maior aproveitamento possível da ilha, opte, se possível, pelos meses mais próximos do verão (maio, junho, setembro e outubro), assim você ainda terá calor (nada insuportável) e pouquíssima chuva, mas não enfrentará tanta muvuca e poderá aproveitar todas as atividades com muito mais tranquilidade.

Valetta no início de junho.

Sobre a minha escolha? Fui para Malta no final de maio e fiquei até o final de junho, e, juro, acho que não poderia ter optado por época melhor. Mas quer saber? Malta é tão incrível que eu voltaria o ano todo sem chances de arrependimento.

 

Quer saber mais sobre Malta? Acesse os posts relacionados:

10 motivos para conhecer Malta

Tags:   

«
»