TOPO
Europa

“15 Mercados de Natal para conhecer na Europa”

O final do ano está chegando e, com ele, começamos a lembrar que a época mais especial do ano já está pra chegar, afinal, quem não ama o Natal? E pra quem está se planejando para passar frio no velho continente nessa época, preparei uma lista com 15 mercados de natal para conhecer na Europa. Vem conferir!

1 · COLÔNIA – ALEMANHA

Um dos primeiros países que vem à cabeça quando se pensa em mercados de natal certamente é a Alemanha. Colônia, que é a quarta maior cidade do país, não desaponta: junto à sua arquitetura tradicional germânica, oferece diversas feiras de natal. A maior e mais famosa fica alocada em frente à icônica Catedral de Colônia. Se divirta assistindo às inúmeras atrações musicais que se apresentam em um palco no local e seja seduzido pelos artesanatos e pelo aroma dos quitutes alemães.

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

· SALZBURGO – ÁUSTRIA

Que Salzburgo é uma das cidades mais belas da Áustria, não é segredo. O que muita gente não sabe é que o mercado de natal de Salzburgo é uma tradição que perdura desde o Século XV. Imagine a combinação da arquitetura barroca e medieval com o cheiro de biscoitos de gengibre recém-assados, a decoração natalina, as árvores cobertas de neve e muitas canções de natal… magia pura!

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

· PRAGA – REPÚBLICA TCHECA

Em meio a uma das áreas mais turísticas de Praga, a Praça Wenceslas, é instalado um dos mercados de natal mais bonitos da Europa. Esse mercado tem de tudo: barracas para comprar presentes, presépio, árvore de natal gigante, apresentações de música e dança ao vivo, muito vinho quente (algo parecido com o nosso quentão), comidas tradicionais de natal e pratos típicos da culinária tcheca. Mesmo assim, o mercado consegue criar um clima mais familiar e menos comercial.

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

· TALIN – ESTÔNIA

Mercado de Natal em Tallin - Estonia

Foto: Jerulita

Se o Papai Noel realmente morasse na Finlândia, é bem possível que ele começasse a distribuir os seus presentes pela vizinha Estônia. De qualquer modo, fato é que o natal de Talin não é nada menos do que mágico e tem um dos mercados mais incríveis da Europa. O principal mercado da cidade é instalado na Praça da Câmara Municipal e tem um clima de conto de fadas. Além de ser muito iluminada, a praça tem uma árvore de natal gigante no centro, a qual, aliás, é tradicional desde 1441. Para comer, a feira dispõe de diversos pratos natalinos típicos dos bálticos, o que inclui, dentre outros pratos, biscoitos de gengibre, bebidas quentes, repolho azedo e black pudding (que chamamos de chouriço no Brasil).

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

· BUDAPESTE – HUNGRIA

O mercado de natal mais bonito de Budapeste é instalado na Praça Vorosmartye e olha, realmente surpreende! São mais de 100 barracas com artesanatos, shows de marionete, atrações e pratos locais. A comida, aliás, merece destaque… além de poder provar tradicionais salsichas,  o goulash (ensopado de carne bastante condimentado) e o lángos (espécie de pizza frita), é fácil se perder no paraíso dos doces húngaros, que inclui o kürtőskalács (famoso pão doce enrolado no cone), panquecas e bolos. 

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

· COPENHAGUE – DINAMARCA

Mercado de Natal em Copenhague - Dinamarca

Foto: Luxphere

O Tivoli Gardens, que além de jardim é também o segundo parque de diversões mais antigo do mundo em funcionamento (inclusive serviu de inspiração para a Disney), já é, por si só, uma das atrações mais incríveis de Copenhague. Mas como as coisas sempre podem melhorar, no final do ano o parque é completamente decorado para o Natal. Pra completar, alguns brinquedos entram na temática e novas atrações são inseridas. Além disso, surgem muitos artesanatos e quitutes natalinos para os visitantes se deliciarem.

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

· VIENA – ÁUSTRIA

Viena é provavelmente uma das capitais mais belas da Europa e, de meados de novembro ao natal, as praças mais bonitas da cidade se transformam em encantadores mercados de natal. Destaque para o “Vienna Christmas Dream”, que transforma a Praça da Prefeitura em uma terra de contos de fadas. Você vai encontrar presentes de natal, carrossel, enfeites de árvore, doces, bebidas quentes e uma decoração natalina apaixonante.

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

8· BERLIM – ALEMANHA

Mais um ponto para a Alemanha! A capital, é claro, não poderia ficar de fora. Em Berlim, não há um mercado de natal, mas mais de setenta! Com um número tão expressivo fica difícil dizer qual é o melhor mercado da cidade, mas o fato é que o Gendarmenmarkt é o mais famoso e também um dos mais adorados pelos locais, já que além da sua localização incrível, é popular por seus produtos artesanais e corais, que entonam canções natalinas diariamente.

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

· ESTRASBURGO – FRANÇA

Mercados de Natal na Europa - Estrasburgo - França

Fonte: Istock

A cidade francesa, que também já pertenceu à Alemanha, se destaca pelo mix das culturas dos dois países. Isso se reflete na arquitetura, na gastronomia e, é claro, nos mercados de natal, que têm um quê dos mercados germânicos. Mais de 300 chalés com artesanatos, brinquedos de madeira, velas de vidro soprado e iguarias da culinária local (não deixe de provar os famosos biscoitos amanteigados da Alsácia) estão dispostos no centro histórico da cidade, tornando o clima realmente mágico.

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

10 · BRUXELAS – BÉLGICA

Waffles? Sim! Chocolates? Por favor! Cervejas belgas? Agora! Bruxelas já é, por si só, uma cidade incrível para se visitar. Durante o ano todo o aroma dos quitutes belgas dominam a Grand Place (uma das praças mais belas do mundo), mas pra ficar ainda melhor, na época do advento, os seus prédios góticos são iluminados por luzes coloridas e uma árvore de natal gigantesca é instalada. Como se não fosse suficiente, da Grand Place até a Praça Sainte-Catherine ainda são dispostos mais de 200 chalés com comidas e artesanatos, brinquedos (como roda gigante e carrosséis) e uma pista de gelo para patinação.

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

11 · EDIMBURGO – ESCÓCIA

Confesso que sou suspeita para falar de Edimburgo, porque amo a cidade e amo a Escócia. Acho o clima da cidade e a sua arquitetura simplesmente incríveis! Pra melhorar, durante a época de natal, o Princes Street Gardens (jardim que fica ao pé do Castelo de Edimburgo) vira palco para inúmeras atrações de natal, o que inclui roda gigante, carrossel, Star Flyer (vulgo chapéu mexicano), brinquedoteca, casa do Papai Noel e, claro, um maravilhoso mercado de natal.

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

12 · ZAGREBE – CROÁCIA

Premiado por três anos consecutivos (2016, 2017 e 2018) como o melhor mercado de natal da Europa, é impossível Zabrebe decepcionar. O advento é levado a sério na cidade: uma árvore gigante é montada na praça Ban Josip Jelačić, sua fonte é iluminada e um jardim de inverno coberto é utilizado para a montagem das barracas com comidinhas e bebidas quentes. Além disso, ao lado da catedral de Zagrebe há um presépio com apresentações ao vivo em um mercado de natal com artesanatos, comida e música. Perto dali, na Praça Tomislav, a decoração natalina e uma pista de gelo para patinação tomam conta.

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

13 · MANCHESTER – INGLATERRA

Manchester tem o primeiro mercado de natal do Reino Unido (desde 1999) e um dos mais tradicionais também. O mercado, na verdade, não é só um, mas uma aglomeração de vários pelo centro da cidade. São mais de 300 barracas de comidas com pratos internacionais, em que são servidos desde o goulash húngaro até a paella espanhola. Em 2019, os mercados também trarão algumas apresentações com led, mágicas e teatro de rua.

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

14 · ERFURT – ALEMANHA

Muitos dizem que Erfurt, a capital da região da Turíngia, tem a verdadeira alma da Alemanha. A cidade, que ainda guarda bem conservado o estivo medieval, também é responsável por promover um dos melhores mercados de natal da Alemanha e de toda a Europa. Com um estilo um pouco mais simples e familiar, o mercado se espalha por todo o centro da cidade, com uma maior concentração na “Domplatz”. Uma imensa pirâmide de natal (que aparece no meio da foto) possui camadas rotativas com esculturas de madeira em tamanho real. Além disso, é possível provar algumas das iguarias locais, como o “erfurt schittchen” (espécie de pão doce com uvas passas e amêndoas) e comprar artesanatos regionais. Para as crianças, o local conta com uma roda gigante e um carrossel, além atrações envolvendo contos de fadas.

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

15 · BOLZANO – ITÁLIA

Bolzano tem provavelmente o mercado de natal mais tradicional e famoso da Itália, mas o principal motivo para conhecê-lo é: a gastronomia! A região de Bolzano, que pertencia ao Império Austro-húngaro e foi anexada à Itália após a Primeira Guerra Mundial, é bilíngue (italiano e alemão são línguas oficiais) e mixa as culturas italiana e germânica. O resultado disso? A feira de natal de Bolzano une o que há de melhor na gastronomia das duas etnias. Assim, aqui você pode encontrar strudel de maçã, biscoitos de gengibre, salsicha alemã, pretzel, queijos, pizza, panino, piadina, cerveja, vinho e uma infinidade de maravilhas que só esse lugar seria capaz de juntar. Mas Bolzano não é só a sua comida! O mercado da cidade também é muito decorado e possui um espaço dedicado aos artesãos locais. Para as crianças, há um trem em miniatura, carrossel e shows de marionetes.

Consulte as datas e horários de funcionamento aqui.

 

Está indo para a Europa? Não deixe de checar esse post, no

qual eu explico qual é o melhor seguro viagem para contratar.

 

Tags:                              

«